SONHA EM TER O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO ? A SUA PRÓPRIA EMPRESA ?

Depende muito de si, tornar realidade o sonho de ter a sua própria empresa.

Para tornar o seu sonho realidade, vou lhe mostrar 20 passos essenciais que serão distribuídos por 5 etapas:


1 - O Sonho
2 - O Desejo
3 - Concretização
4 - Enraizamento da concretização
5 - A Durabilidade 


Estará a par do que necessita para iniciar o seu projecto que sempre sonhou  ?

Começar do nada um negócio é um dos maiores desafios e, sem dúvida, um daqueles que mais pode compensar a vários níveis.

Vou lhe passar alguns passos essenciais para a criação do seu negócio ... da sua  empresa.

Obviamente que poderá não aplicar ao seu caso muitos destes passos, ou poderão até faltar alguns, pois depende por vezes da sua área de negócio. Mas pelo menos ficará com a ideia.

1-  O Sonho

a) Inspire-se naquilo que gosta de fazer.  Leia sobre isso. Imagine-se, esta parte é muito importante. Não crie uma empresa só porque sim. Crie uma empresa se realmente deseja ser empresário e desenvolver algo numa área que tanto ama. Devemos desfrutar ao máximo a nossa viagem nesta vida. Por devemos procurar trabalhar naquilo que se gosta.

b) Aprenda, leia muito. Hoje em dia temos a Internet, vasculhe tudo o que há sobre o que gosta de fazer em outras culturas... outros mundos… cresça intelectualmente, hoje em dia ninguém precisa de uma licenciatura para ser um empreendedor bem-sucedido (com excepção de algumas áreas, que dependam de qualificações mínimas) mas é sempre importante que esteja preparado com algum conhecimento para os desafios que vai encontrar pela frente.

c) Estude os riscos e obtenha muita informação sobre estes riscos e benefícios que poderá obter como seu negócio. Coloque tudo na “balança das oportunidades” e veja bem o que poderá perder em prol da sua empresa. Faça valer a pena sem se escravizar.

d) Estes dois tópicos essenciais: A quem vou vender? - aliado a um : bom esquema de marketing.
Analise a concorrência e tente ser original, NADA DE CÓPIAS. Veja quem vai ser o seu “mercado alvo”, não queira abranger todas as pessoas. Escolha um nicho de mercado, é mais fácil… depois logo vai alargando... E escalando

e) Por fim converse com as pessoas. Amigos, família, pessoas ligadas a esta área, ouça o que as pessoas dizem e filtre dessas conversas as criticas construtivas. Mas não se deixe influenciar negativamente.

f) Está decidido? Quer o seu negócio? Quer a sua Empresa ?  Então mãos á Obra…. Terá imensas coisas para preparar  para concretizar este sonho


2 - O Desejo...


a) Tudo encaminhado? Desenvolva o seu plano. A parte financeira, o que precisa para desenvolver este produto ou serviço? construa o seu plano sincero. Vai precisar de colaboradores? - Sim? - Quantos e que características? -Onde os vai buscar, como? - E que custos associados? Estes deverão ser incluídos no seu plano financeiro, bem como custo da matéria primas, ou produtos e/ ou o investimento que terá que fazer em ferramentas e/ou máquinas que necessitará. Não se esqueça de ter em conta os gastos fixos com telefone, agua, luz, contabilidade, advogado, renda de espaço, licenças ou alvarás que necessite e gastos com marketing, muito importante este ultimo item. etc. Tudo deverá estar devidamente estruturado.

b) Determine com alguma precisão o quanto vai necessitar! É muito importante que saiba qual o valor que precisará para erguer o seu negócio… Tenha em conta todos os custos e tendo em uma perspetiva de um valor “ideal” e o montante mínimo para se aguentar… Mas nunca ultrapasse esse valor!

c) A Fase seguinte é então o inicio do negócio, não sem antes decidir qual será a sua identidade jurística? - Empresa? - Empresário em Nome individual? - Profissional Liberal? Quer correr o risco de misturar o património pessoal com o profissional? E se opta por empresa? - Sociedade por quotas? – Sociedade Anónima?... Se desconhece as especificidades entre estas entidades, aconselho e estudar muito bem as diferenças e a pedir ajuda neste campo a um contabilista. Que também lhe orientará sobre o regime de contabilidade adequado ao seu caso.

d) Tudo  a postos ? vamos começar a "concretizar", aqui vamos começar por escolher o nome da empresa, pense em 3 nomes e vamos pedir um certificado de admissibilidade.

3- A concretização

a) Procure encontrar 2 parceiros que irão lhe acompanhar sempre Um contabilista e um advogado, estes ajudarão no processo de inicio. Posto isto é só marcar a escritura da sua empresa. E... JÁ ESTÁ!

4 - O Enraizamento

a) Agora há que terminar os registros, escolher um logotipo, uma marca e um domínio para Internet. Sim, porque hoje quem não está na Internet... É quase como se não existe-se… Acredite ! Registre tudo, Logotipo, Marca e Domínio. Se não sabe como fazer, consulte-nos

b) Já estão todas a licenças? Acredite que esta parte é muitíssimo importante!

c) Faça um site, e coloque o seu negócio também online, se não tem verba comece por um daqueles grátis que há por ai, mas comece… Será este o ponto de partida de se dar a conhecer ao seu nicho de mercado, ou até poderá ser o inicio do seu negócio ou poderá, até, ser o alicerce do seu negócio. Ao mesmo tempo que desenvolve o seu negócio desenvolva também a sua marca pessoal. É fundamental para o futuro da sua empresa que isso aconteça.

d)Faça a sua primeira campanha. O seu plano de marketing deve incluir várias mas, uma campanha de marketing pela internet é mais barata, fácil, efetiva e direcionada para o seu público-alvo. SEO, marketing de conteúdos e redes sociais são, igualmente, bons lugares para começar.

e) Faça Network. Use e abuse do Network.

f) Crie uma amostra o seu produto e/ou serviço e permita que os clientes testem.

g) Construa um modelo operacional. Algo que seja realista.

5 - O  A Durabilidade 
a) Continue sempre a pesquisar e a procurar aprender sobre a sua área de negócio, sobre os seus principais concorrentes, vá a seminários e a congressos, e esteja sempre atento ás novidades e inovações. Faça-se um experto sua área. Aproveite a sua experiência de vida, e em conjunto com os conhecimentos adquiridos contínuos, tire proveito, inove, personalize e torne o seu negócio algo próprio. Quanto mais personalizado melhor.

b) Pratique a Humildade, amabilidade, respeito pelo próprio e agradecimento, deverão estar sempre á superfície de qualquer trato seja com o seu pessoal, seja com os seus clientes e fornecedores. Acredite que serão as vitaminas para o crescimento da sua empresa.

Gostou neste artigo? Foi lhe útil ? partilhe com os seus amigos e subscreva a nossa newsletter