Principais prazos -IRS

Sabe quais são os prazos do IRS de 2023, entregue em 2024?

A submissão do IRS é um processo que se desdobra ao longo dos próximos meses. É importante estar atento ao calendário estabelecido pelas Finanças para evitar esquecer datas importantes.
Para facilitar este processo, anote na sua agenda estas datas.

Fevereiro


Dia 15

Tem até esta data, na eventualidade de ter alterado o seu agregado familiar, para comunicar a constituição do teu agregado familiar.

Em caso de casamento ou divórcio, nascimento de filhos ou se estes deixaram de ser dependentes, mudança de morada ou em caso de falecimento, estas situações terão de ser comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira.

Se não existir nenhuma alteração a declarar, então, deve simplesmente verificar se os seus dados no Portal das Finanças estão corretos.se não fez nenhuma alteração, os dados contabilizados para efeitos de IRS são os utilizados na última declaração efetuada.

Dia 26
Este é um dos prazos de IRS mais importantes para 2024. Tem até esta data para verificar todas as faturas de despesas na plataforma e-fatura, à qual poderá aceder através do Portal das Finanças.

Este processo é crucial, pois verifica, se não existem valores em falta para serem posteriormente apresentados na declaração de IRS.

Através do e-fatura poderá analisar cada despesa que efetuou e verificar se estão todas inseridas no setor correto ou se não existem dados em falta que terão de ser declarados.

Março 
Dia 15
Este é outro dos prazos a ter em atenção para o IRS em 2024, especialmente se tiver dúvidas sobre as despesas declaradas. Até esta data, serão disponibilizados para consulta os montantes das deduções à coleta relativas a despesas anteriormente declaradas.
Pode verificar estes valores através do Portal das Finanças.

De 16  31
Se discordar dos valores das deduções à coleta, terá este período para contestar esses dados e apresentar uma reclamação à Autoridade Tributária e Aduaneira.
Pode verificar se os gastos gerais familiares e as deduções do IVA, por exigência de fatura, estão corretos. Analise cuidadosamente o caso de cada titular, incluindo dependentes, para ter uma noção precisa das despesas contabilizadas.

Até 31 de março

Até esta data, certifique-se de que o IBAN registado no Portal das Finanças está correto para receber o reembolso do IRS, se aplicável. Se for Residente Não Habitual (RNH), tem até este dia para optar pela tributação neste regime, para o IRS de 2023.

Este é mais um dos prazos para a preparação da entrega da declaração. Também tem até 31 de março para escolher a entidade a quem deseja consignar o IRS e/ou IVA, se aplicável.

Abril, Maio e Junho

De 1 de abril a 30 de junho

Este é o período para a entrega da declaração do IRS referente aos seus rendimentos de 2024. Tem até 30 de junho para o fazer.

Pode preencher a declaração modelo 3 e entregá-la no Portal das Finanças ou optar pelo IRS automático. Esta é uma das datas mais importantes para o IRS em 2024, já que após a entrega poderá ter direito a um reembolso. No caso de ter imposto a pagar, tem até 31 de Agosto para o fazer ou solicitar um acordo. 

Veja o vídeo e anote as datas:

Se tiver curiosidade em saber mais sobre nós pode visitar o nosso website : www.formulasevogais.pt

O nosso artilho foi útil para si ?

Se sim partilhe o com os seus amigos e inscreva - se na nossa newsletter para receber mais artigos.