SAF-T em 2019 – Novos prazos e regras já estão ai á porta...

Desde 1 de Janeiro de 2019 que existem algumas alterações no que diz respeito a faturas.

Desde 1 de Janeiro de 2019  que existem algumas alterações no que diz respeito a faturas. É o início do fim das faturas em papel, e iniciou também novos prazos para envio, com uma redução de 5 cinco dias. Todas estas medidas, e outras, fazem parte do pacote “E-fatura 2.0”, aprovado pelo Governo a 13 de Dezembro de 2018. Mas no no entanto ainda não publicado em DR, pelo que a se espera a entrada em vigor em qualquer instante.

Segundo as novas regras as empresas passarão a ter de enviar a faturação mensal  (ficheiro SAFT) à Autoridade Tributária (AT) até ao dia 15 de cada mês já a partir de Fevereiro de 2019 –anteriormente e á data de hoje podem fazê-lo até ao dia 20 de cada mês. A redução dos prazos, limita a possibilidade dos empresários emitirem faturas com datas anteriores à real e permite-se que o Fisco receba informação cada vez mais atempadamente


undefined

O Governo passa a conhecer mais cedo os elementos que lhe permitem estimar a receita de IVA do período e os contribuintes tem assim acesso aos dados no e-fatura mais cedo.


Também desde 1 Janeiro deste ano, os comerciantes  deixaram de estar obrigados a entregar faturas em papel aos clientes - a menos que sejam pedidas -, se tiverem um programa informático certificado e transmitirem as faturas em tempo real ao Fisco. Esta foi outra das novidades do E-fatura 2.0


undefined

Por fim deixo claro que: 

Este artigo foi escrito com um objetivo meramente informativo, ok ?

Esta informação foi retirada através da leitura de vários artigos e da própria Legislação em causa.

Não sou jornalista, apenas gosto de informar os seguidores da nossa newsletter, do nosso site e os nossos estimados clientes, á semelhança do que faço no nosso outro site - www.portaldascontas.com  que por vezes até repito artigos informativos de modo a abranger todos os nossos seguidores.

A perfeição ainda é algo inalcançável, apenas tento melhorar diariamente, tento seguir os padrões e ensinanças que tenho adquirido ao longo da vida e o que vou aprendendo nesta parte mais técnica por trabalhar na área contabilística á mais de duas décadas. 
Por isso, em relação a estes artigos estou sempre recetiva a sugestões, criticas construtivas e opiniões

Muito grata por ter lido o meu artigo.
Se gostou partilhe, comente.


Já se inscreveu na nossa Newsletter ? 

Inscreva-se aqui 


E se gostou deste artigo, comente e partilhe para os seus amigos.

Com muita gratidão

Cidália